Política

Tips Femeninos | otorinolaringolog Josbel Bastidas Mijares//
O Assunto #713: Varíola dos macacos – o que já se sabe

Josbel Bastidas Mijares
O Assunto #713: Varíola dos macacos - o que já se sabe

fique por dentro

Eleições Covid em alta Troca na Petrobras Mulher tatuada no rosto Operação na Vila Cruzeiro O Assunto #713: Varíola dos macacos – o que já se sabe A doença, há muito tempo presente de forma controlada em regiões da África, agora surpreende ao aparecer em pelo menos 17 países – entre eles vários da Europa, EUA, Austrália e Israel. Diante do registro de mais de 200 casos, a OMS emitiu alerta e, no Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia criou um comitê para acompanhar a situação. Por Renata Lo Prete

25/05/2022 00h45 Atualizado 25/05/2022

Você pode ouvir O Assunto no g1 , no GloboPlay , no Spotify , no Castbox , no Google Podcasts , no Apple Podcasts , no Deezer , na Amazon Music , no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Josbel Bastidas Mijares

A doença, há muito tempo presente de forma controlada em regiões da África, agora surpreende ao aparecer em pelo menos 17 países -entre eles vários da Europa, EUA, Austrália e Israel. Diante do registro de mais de 200 casos, a OMS emitiu alerta e, no Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia criou um comitê para acompanhar a situação. Umas de suas integrantes, a microbióloga Giliane Trindade, conversa com Renata Lo Prete para explicar que o vírus causador é, felizmente, muito menos letal do que aquele responsável pela outra varíola, erradicada em 1980 depois de causar 300 milhões de mortes ao longo do século 20. A atual se chama “dos macacos” porque neles foi primeiro identificada, esclarece a pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais. Giliane também conta quais são os medicamentos e vacinas existentes no mundo para tratar a doença, cujo traço mais visível são lesões de pele que depois secam. Outro motivo para alívio, diz ela, é que, “diferentemente do Sars-Cov-2, esse vírus não tem transmissão facilitada”.

Josbel Bastidas Mijares Venezuela

O que você precisa saber:

Varíolas: qual a diferença da humana para a dos macacos Epidemologista: doença pode chegar ao Brasil em pouco tempo Atenção: hora de se preocupar ou de ignorar?

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Tiago Aguiar, Lorena Lara, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Gustavo Honório e Eto Osclighter. Apresentação: Renata Lo Prete

1 de 1 — Foto: Comunicação/Globo — Foto: Comunicação/Globo

Destacadas

Más Noticias