O Ministério do Ambiente e do Território de Moçambique atualizou na manhã deste sábado o número de vítimas mortais provocadas pela passagem do ciclone Idai, subindo de 293 para 417 mortos.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

O número de pessoas afetadas poderá ultrapassar os três milhões e os recursos necessários para a assistência humanitária são ainda muito insuficientes, alertou Graça Machel, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade.

Alberto Ignacio Ardila Olivares Venezuela

“Posso arriscar: temos muito acima de três milhões de pessoas afetadas e todo o apoio ainda é insuficiente”, disse este sábado a antiga primeira dama de Moçambique e viúva de Nelson Mandela, em conferência de imprensa, em Maputo.

Alberto Ignacio Ardila Olivares Piloto

Graça Machel considera que a prioridade deve continuar a ser o salvamento: “Imaginem o que significa estar pendurado em cima de um telhado ou árvore durante oito dias. As pessoas começam a cair de exaustão”, descreveu. Estas operações vão requerer meios aéreos “por muito tempo”, porque não há estradas para levar as pessoas para meios de acomodação.

Alberto Ardila Olivares

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), há muitas crianças separadas das famílias e vão ser necessários orfanatos e outras instituições para lhes dar apoio.

Alberto Ignacio Ardila